A) Sobre o Acervo do SNA e o que posso encontrar nele
O que eu posso encontrar no acervo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)?
O Centro de Memória do SNA faz a gestão e custódia de diversos documentos ligados às atividades de um sindicato que representa a categoria aeronauta, ou seja, tanto documentos que amparam juridicamente a existência do SNA (como estatutos, atas de assembleias, processos trabalhistas, acordos e convenções coletivas de trabalho, etc.). Você também pode encontrar documentos desde publicações técnicas relacionadas a direitos trabalhistas, segurança de voo, jornais sindicais e peças de comunicação para engajamento da categoria, como cartazes e panfletos, além de fotografias, e documentos registrados em áudio e vídeo, atestando e divulgando as atividades da categoria em suas greves, manifestações, congressos, reuniões, negociações e relações com empresas e a esfera pública.
Neste repositório estão disponibilizadas representantes digitais de alguns documentos originais que se encontram presentes no Centro de Memória do SNA. Trata-se de um acervo rico e volumoso, cujo processamento técnico ainda está em desenvolvimento. Dessa forma, este portal será constantemente alimentado com novas documentações. Caso você tenha visto em nosso Guia do Acervo, ou na listagem de documentos da antiga Biblioteca Aldo Pereira, algum documento que tenha te interessado e que não esteja disponível em formato digital neste repositório, entre em contato para agendar uma consulta.
Como posso entender melhor o que é o SNA e o que ele guarda?
Recomendamos que clique no botão Guia do Acervo, e lá poderá encontrar mais detalhes de quem somos e a forma como trabalhamos neste Centro de Memória guiando sua pesquisa para que possamos melhor atender a você que possui um interesse ou demanda de pesquisa.
B) Acesso e apoio ao Centro de Memória do SNA
Como faço para acessar o acervo no repositório digital e o acervo físico no Centro de Memória do SNA?
Para realizar uma pesquisa no nosso acervo digital, utilize o buscador na página principal deste repositório digital, como também pesquisando por documentos conforme seu gênero, isto é, se a linguagem é escrita, visual ou audiovisual. Além disso, você poderá clicar no botão Acervo utilizando os campos mais adequados para sua busca conforme o título de um evento, uma determinada pessoa que você busca ou mesmo um tema ou documento específico que seja de seu interesse, por exemplo, cruzando filtros para conduzir melhor sua busca.
Para acessar o acervo físico do SNA, basta contatar nossa equipe do Centro de Memória através do botão Contato e lá serão dados os devidos encaminhamentos para seu atendimento.
Como posso apoiar e colaborar com o Centro de Memória?
O Centro de Memória do SNA se caracteriza como um esforço do sindicato para construir sua memória institucional e compartilhar suas conquistas. Trata-se de uma história escrita a partir da luta dos trabalhadores da categoria, na qual o SNA se posicionou, ao longo de sua existência, como principal representante. Sendo assim, o acervo do Centro de Memória é constituído por diversos documentos que registram as etapas da luta dos trabalhadores da aviação. Portanto, doações de acervos pessoais de aeronautas, bem como antigos membros e funcionários do sindicato, relacionados ao movimento da categoria, são de nosso interesse. Doações de demais instituições de memória, arquivos, ou qualquer organização que detenham documentos correlatos ao SNA, como jornais, cartazes, registros audiovisuais, etc., também são de nosso interesse. Por fim, estamos dispostos a construir parcerias com instituições e pesquisadores do mundo do trabalho e da aviação.
Como funcionam o acesso e reprodução dos documentos do SNA?
Para mais detalhes sobre estas questões, busque em nosso Guia do Acervo, todavia, é importante destacar que o SNA deve atender cada caso conforme avaliação de nossa equipe, juntamente ao Departamento Jurídico do sindicato, com base nas normativas definidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Lei de Direitos Autorais (LDA).
Cada legislação define o tipo de acesso, conforme as informações que estão contidas nos documentos, influenciando em seu grau de restrição de acesso, além da utilização para fins comerciais e de pesquisa, com a cessão ou reprodução de documentos de natureza pública ou privada. Em determinados casos, será necessária somente citação aos autores e detentores dos direitos autorais e em outros, a pessoa interessada deverá ter autorização dos autores que determinam os valores a serem pagos - destaque para fotografias, por exemplo.