Sobre o Acervo do SNA

Conheça aqui nosso acervo

O SNA e a sua história

No acervo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) você encontrará documentos que permitem recontar e interpretar a história da luta sindical e do universo do trabalho da categoria aeronauta, composta por tripulantes das aeronaves da aviação civil brasileira: a comercial, a executiva, o táxi aéreo e a aviação agrícola. Como única entidade representativa da categoria aeronauta em todo o território nacional, ela é composta ao longo de sua história por uma variada gama de profissionais: comissários (as), pilotos (as), rádio operadores, mecânicos de voo, entre muitas outras formas de atuação. Dessa maneira, nossa história se inicia com a atuação de aeronautas da aviação comercial para formar uma Associação que os representasse.

Em 14 de janeiro de 1942 ocorreu a primeira reunião de uma comissão composta pelos comandantes Durval Pinheiro Barros, Auderico Silvério dos Santos e Licínio Corrêa Dias, que tinha por objetivo tomar as devidas providências para a fundação de uma Associação Profissional. Dessa forma, foi elaborado um estatuto para logo em seguida, ser fundada a Associação dos Aeronautas do Distrito Federal.

Em dezembro de 1947, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio reconheceu a Associação como Sindicato dos Aeronautas do Rio de Janeiro e logo depois atendeu à solicitação de estender a base territorial do sindicato, transformando-o em Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Ao longo de sua trajetória, o SNA se colocou em diversos momentos como principal agente das lutas da categoria aeronauta, bem como importante órgão do movimento sindical brasileiro. Atuou na construção de um projeto de país nos anos 1950 e 1960, nas mobilizações sociais amplas da sociedade brasileira e da categoria aeronauta nos anos 1980 e 1990, nas crises da aviação comercial nos anos 1990 e 2000, nos trazendo até hoje neste processo de ascensão e consolidação da aviação civil brasileira, lutando pela melhoria das condições de trabalho, manutenção de direitos e modernização da profissão aeronauta. Hoje contando com mais de 30 mil profissionais divididos em aviação regular, táxi aéreo e aviação agrícola, com o sindicato incumbido de representá-los no que tange às Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), aos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) e às legislações e políticas de segurança de voo e prestação de serviços jurídicos em ações trabalhistas individuais e coletivas, o SNA chega ao presente momento fortalecido diante das lutas empreendidas ao longo de sua história.

Histórico da constituição do acervo 

Desde 1942, quando a Associação de Aeronautas do Distrito Federal é formada, diversos documentos de natureza administrativa, jurídica e sindical são produzidos e acumulados pela entidade. Parte destes documentos, como homologações, estatutos, atas de assembleias e processos trabalhistas, são documentos preservados permanentemente pelo sindicato como modo de assegurar direitos legais à categoria dos aeronautas.

O SNA também constituiu um acervo que contempla outros aspectos além dos critérios legais. No decorrer de suas atividades, a categoria vem produzindo e reunindo publicações técnicas relacionadas a direitos trabalhistas, segurança de voo, jornais sindicais e peças de comunicação para engajamento da categoria, como cartazes e panfletos.

Entre os anos 1980 e 1990, o desejo de constituir um espaço de estudo e resgate da luta sindical dos aeronautas culminou na inauguração da Biblioteca Aldo Pereira, voltada a funcionários, associados e estudantes da aviação civil brasileira.

Em 2013, com a renovação da diretoria executiva, nasce a ideia de constituir um Centro de Memória e Documentação, inspirado em outras instituições de memória como o CPDOC da Fundação Getúlio Vargas.

Em 2019, com a mudança da sede sindical do Rio de Janeiro para São Paulo e a proximidade da comemoração dos 80 anos da instituição, estruturou-se uma série de transformações que reuniria a Biblioteca Técnica Aldo Pereira e o arquivo administrativo em um único setor.

Atualmente, os documentos e publicações acumulados estão disponíveis para atender diversas demandas do público que deseja consultar documentos trabalhistas, normas técnicas de aviação ou de temáticas sociais relevantes como a história do sindicalismo, história das companhias aéreas brasileiras e a evolução das profissões da categoria aeronauta.

Dispomos atualmente de tratamento técnico e qualificado da documentação, garantido a longevidade dessa informação aos públicos interessados.

Com seus 80 anos de história celebrados em 2022, o SNA rememora seu objetivo desde a fundação: defende o interesse de cada tripulante para que compreendam "sua profissão como hoje é vivida e assim vislumbrem, no nevoeiro que nos parece o futuro, através dos ‘furos’ das nuvens, a aviação que os espera.”

Implantação do Centro de Memória

Para compreender o processo de implantação do Centro de Memória, deixamos disponível o artigo "Centro de Memória do SNA: Gestão Documental e Memória", apresentado no Simpósio Internacional de Arquivos, em 2020.

Acesso ao artigo