Evento

Miss Asas do Universo

06/04/1962
Nome
Miss Asas do Universo
Miss Asas
Categoria
Concurso de beleza
Conteúdo

O Miss Asas do Universo foi um concurso de beleza de comissárias de bordo, realizado no ano de 1962. Idealizado pelo SNA, companhias aéreas ou outras instituições parceiras, o evento contou com a participação de comissárias representando quatro companhias nacionais e dez companhias aéreas estrangeiras de diversas partes do mundo.

O concurso fazia parte das festividades da Semana Internacional da Aeromoça, que além da consagração da Miss Asas do Universo, promoveu diversos passeios turísticos, como um à cidade de Belo Horizonte, visitas de autoridades e jantares, como o coquetel para a imprensa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A vencedora do concurso foi a comissária estadunidense  da Pan American World Arwaiys, Mary Jane Morris e a brasileira Ligia Berbet da VASP, a vice campeã do concurso.

Até o final dos anos 1970, as comissárias de bordo eram celebradas diante do público como grandes modelos de beleza, sendo sua condição profissional de agente de segurança de voo deixada em segundo plano pelo senso comum.

As greves lideradas por comissárias, realizadas na fase do novo sindicalismo brasileiro, colaboraram  para desmitificação das profissionais para além de suas qualidades estéticas e fizeram com que outras perspectivas e direitos fossem associadas a este tipo de profissionais. 

Referências:

"Miss" Asas do Universo: Brasil-vice outra vez. Última hora, Rio de Janeiro, 16 de abril de 1962.