Evento

Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial - CONTAC

1958
Nome
Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial - CONTAC
Descrição
O Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial - CONTAC, foi um evento idealizado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e Sindicato Nacional dos Aeroviários, para discutir os problemas dos trabalhadores da aviação civil e as demandas sociais da classe trabalhadora incluindo a política econômica nacional.
Conteúdo

O Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial - CONTAC, foi um evento idealizado pelos Sindicato Nacional dos Aeronautas e Sindicato Nacional dos Aeroviários, para discutir os problemas dos trabalhadores da aviação civil e as demandas sociais da classe trabalhadora incluindo a política econômica nacional. O congresso teve duas edições de grande repercussão no cenário sindical brasileiro.

Sua primeira edição ocorre em 1958,  as comissões do congresso, discutiram temas como a carestia, nacionalização de bancos, estatização de empresas e a proposta de criação do Ministério de Telecomunicações, o que traria benefícios aos radiotelegrafistas que atuavam na aviação. Ao final do Congresso, as resoluções dos participantes eram direcionados ao presidente da república em forma de um memorial com reivindicações relacionadas tanto ao universo da aviação como à sociedade civil.

Em 1960, a  2ª edição o CONTAC, realizado em Porto Alegre - RS, teve notória repercussão, sendo notável a interlocução com representantes do poder público.  A solenidade contou com  a  participação de políticos como os governadores Leonel Brizola (Rio Grande do Sul) e Juracy Magalhães (Bahia), deputados, representantes do Ministério da Aeronáutica e lideranças de diversas categorias sindicais. O Presidente da República João Goulart, também deixou a sua mensagem aos participantes, através de carta lida pelo deputado Floriano Paixão.

Dentre as resoluções propostas pelas comissões do congresso, a estatização de empresas do setor aéreo como Panair do Brasil e o fomento da indústria nacional com a criação da Eletrobrás, Ferrobrás e Telebrás, demonstram uma interlocução com as grandes questões socioeconômicas da época. Há também um grande esforço para incluir na legislação trabalhista e regulamentação profissional do aeronauta, proposições que contemplem a saúde do trabalhador do ar e a segurança de voo da tripulação e passageiros.

Referências:

Nosso primeiro congresso. A Bússolaórgão oficial dos aeronautas e aeroviários do Brasil, Rio de Janeiro, agosto de 1958.

Integra das importantes resoluções do II Congresso Nacional dos Trabalhadores da Aviação Comercial Brasileira. A Bússola, órgão oficial dos aeronautas e aeroviários do Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 1960

Direito de greve pauta do Primeiro Congresso Nacional dos Aeronautas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1958.