Evento

Greve Nacional dos pilotos de Helicóptero

1984
Nome
Greve Nacional dos pilotos de Helicóptero
Descrição

Tripulantes de helicópteros entram em greve e após intervenção do TRT conquistam 100% do INPC entre outras reivindicações. A greve também se destaca pela excepcionalidade de ser primeira greve dos pilotos de helicóptero do mundo.
Conteúdo

A greve nacional dos pilotos de helicóptero, realizada em novembro de 1984, foi um marco para categoria aeronauta, após 20 anos do golpe militar de 1964, esta seria a primeira paralisação dos trabalhadores da aviação. A greve também se destaca pela excepcionalidade de ser primeira greve dos pilotos de helicóptero do mundo.

As principais reivindicações dos grevistas era o reajuste salarial alinhado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Uma comissão salarial foi estruturada em julho de 1984, reivindicava em conjunto com Dieese, uma negociação direta com as empresas, porém esta ação não obteve resultados imediatos.

O núcleo principal dos grevistas eram os pilotos da Líder Táxi Aéreo, sediados na cidade de Macaé. Estes pilotos eram responsáveis por transportar os trabalhadores da Petrobrás até a Bacia de Campos para extração de petróleo e gás. Diante desta condição, a paralisação dos pilotos de helicóptero, não afetou somente a aviação, mas toda uma rede de abastecimento do setor petrolífero.

Em outubro, os pilotos de helicóptero se uniram ao SNA que prontamente se articulou junto a Petrobrás e ao Ministério de Minas e Energia para resolução do impasse. Entretanto o Sneta – Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo, não atendeu as propostas dos trabalhadores.

Em assembleia realizada no dia 12 de novembro os pilotos decidiram por uma paralisação a ser iniciada no dia 13. O impacto gerado pelos 10 dias de greve, teve grande repercussão na imprensa, sendo notícia em veículos da TV e nos jornais.

Os ganhos da greve foram positivos, o reajuste salarial atingiu a reivindicação de 100% do INPC, além da reposição salarial e reajuste de horas de voo. Os protestos realizados pelos pilotos foram marcados pela retomada dos aeronautas no movimento sindical brasileiro e iniciou uma série de greve e manifestações na década de 1980.

Referências:

OLIVEIRA, Ana Lucia Valença de Santa Cruz et al. Aeronautas: da reorganização sindical a crise do setor aéreo. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional dos Aeronautas, 2003. Anpuh – XXI simpósio nacional de história – João Pessoa, 2003.

Uma greve histórica. A Bússola, Rio de Janeiro, dezembro de 1984.

DRT julga hoje greve dos pilotos. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1984.