Evento

Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal

1942
Nome
Fundação da Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal
Descrição
Em 14 de janeiro de 1942, os aeronautas em reunião na cidade do Rio de Janeiro, fundam a Associação dos Profissionais da Aviação.
Conteúdo

A criação de uma associação para os trabalhadores da aviação, nasce após 22 anos de operações da aviação comercial no Brasil. Com a nacionalização das companhias aéreas em 1936 e a definição pelo DAC – Departamento de Aviação Civil, a respeito da composição da tripulação, os profissionais que atuam na aviação, puderam delimitar interesses e reivindicações comuns aos trabalhadores do ar.

Em 14 de janeiro de 1942, em reunião na cidade do Rio de Janeiro, até então capital federal, os aeronautas Licínio Correa Dias, Durval Pinheiro Bastos e Auderico Silvério dos Santos, além de representantes da Serviços Aéreos Condor (que mais adiante se tornaria a Cruzeiro do Sul) fundaram a Associação dos Profissionais da Aviação.

No dia 26 de janeiro, na primeira assembleia com 36 aeronautas associados, foram definidos a diretoria, conselho fiscal e aprovação estatutária da associação. A composição da diretoria definiu como presidente Eduardo Henrique Martins de Oliveira, secretário Auderico Silvério, tesoureiro Durval Pinheiro, e para o Conselho Fiscal Licínio Correa, Alicio Carvalho e Sérvulo Machado.

A assembleia geral só se tornaria a reunir em 1944 para eleição de uma nova diretoria, que elegeu Licinio Correa como presidente, secretário Ruy Presser Bello, tesoureiro Custódio Neto Junior e para o Conselho Fiscal Auderico Silvério, Ernesto da Costa Fonseca e Edgar Mac Laren. Em 1945 com a renúncia de Licinio Correa, em assembleia extraordinária, uma nova diretoria foi empossada , na presidência foi eleito Childerico Motta, como secretário Mario Joppert Carneiro da Cunha, na tesouraria Jayme Medeiros Nunes e no Conselho Fiscal Décio Alves Vilhena, Manoel Machado Filho e Carlos Correa.

Em 1946, impulsionados  por Ruy Presser, aconteceram os primeiros preparativos para transformação da entidade em Sindicato. Para isso foi iniciado a tramitação no Ministério do Trabalho Indústria e Comércio para fundação do Sindicato Nacional dos Aeronuatas, fato consumado no dia 9 de dezembro de 1946 com a elaboração da Carta Sindical.

Referência:

PEREIRA, Aldo da Costa. Breve História do Sindicato. Relatório parcial, Rio de Janeiro, 1983.