Aldo da Costa Pereira
Aldo da Costa Pereira nasceu em 1923 na cidade de Curitiba, Paraná. No ginasial começou a se preparar para o curso de sargento-aviador, onde se matriculou em 1936, considera-se aqui o início de sua carreira como aviador, com a conclusão do curso em 1937. Em 1938 foi monitor na Escola de Aviação em Campo Grande (Correio Aéreo Militar). Até que em 1942 ingressa na Condor Syndicat, mais adiante denominada Cruzeiro do Sul.
Aldo Pereira esteve na linha de frente da aviação, sendo destaque na implementação da primeira regulamentação profissional (1958). Sua atuação sindical foi marcante, um pouco mais adiante na greve dos funcionários da Cruzeiro do Sul (1960), em que Aldo liderou a cobrança da empresa para cumprimento da regulamentação profissional, fato que lhe custou sua licença de voo.
Diante do impedimento de continuar sua trajetória como aeronauta, Aldo inicia outra carreira, agora como consultor técnico no Sindicato Nacional dos Aeronautas. Aldo se tornou o principal memorialista da entidade, sendo responsável pela elaboração de importantes relatórios técnicos sobre a trajetória da segurança de voo, da regulamentação profissional e até mesmo da intervenção militar, relacionando fatos e documentos que possibilitaram tanto a construção da memória institucional do SNA como de toda aviação comercial, vistos em sua produção bibliográfica.